
CARACTERISTICAS:
Personagens
Femme fatale
Protagonistas moralmente ambíguos
Protagonistas alienados
Bode expiatório
Personagens violentos ou corruptos
Ambientes
Ambiente urbano
Ambiente contemporâneo
Locações exóticas ou remotas
Casas noturnas e/ou clubes de jogos/apostas
Elementos cinematográficos
Fotografia em preto-e-branco, ou em cores lavadas (não-saturadas)
Ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e técnicas expressionistas de fotografia
Seqüências e efeitos visuais incomuns
Cenários noturnos e interiores sombrios
Uso de narração
Elementos temáticos
Senso de fatalismo
Obsessão sexual/romântica
Corrupção social ou humanitária inerente
Emboscadas
Niilismo
Elementos de roteiro
Roteiro intrincado
Uso de flashbacks
Sobreposições narrativas
Presença do protagonista em praticamente todas as cenas
Estória contada sob perspectiva criminal
Assassinato ou roubo como centro da estória
Falsas acusações
Traição
Inevitabilidade do fracasso do protagonista
Final em aberto ou ambíguo
OS 20 MELHORES FILME NOIR
1º | Pacto de Sangue (Billy Wilder) | 1944 | |
---|---|---|---|
2º | A Marca da Maldade (Orson Welles) | 1958 | |
3º | O Terceiro Homem (Carol Reed) | 1949 | |
4º | Embriaguez do Sucesso (Alexander Mackendrick) | 1957 | |
5º | Relíquia Macabra (John Huston) | 1941 | |
6º | O Mensageiro do Diabo (Charles Laughton) | 1955 | |
7º | Interlúdio (Alfred Hitchcock) | 1946 | |
8º | Uma Rua Chamada Pecado (Elia Kazan) | 1951 | |
9º | À Beira do Abismo (Howard Hawks) | 1946 | |
10º | Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock) | 1951 | |
11º | Farrapo Humano (Billy Wilder) | 1945 | |
12º | Segredo das Jóias (John Huston) | 1950 | |
13º | Laura (Otto Preminger) | 1944 | |
14º | A Sombra de uma Dúvida (Alfred Hitchcock) | 1943 | |
15º | Fúria Sanguinária (Raoul Walsh) | 1949 | |
16º | A Montanha dos Sete Abutres (Billy Wilder) | 1951 | |
17º | Rififi (Jules Dassin) | 1955 | |
18º | As Diabólicas (Henri-Georges Clouzot) | 1954 | |
19º | Os Corruptos (Fritz Lang) | 1953 | |
20º | Fuga do Passado (Jacques Tourneur) | 1947 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário